Importancia da ludicidade

Este blog tem como objetivo demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.

domingo, 20 de novembro de 2011

Ludicidade

A ludicidade e a aprendizagem não devem ser consideradas como ações com objetivos distintos . O jogo e a brincadeira são por si só uma situação de aprendizagem. As regras e a imaginação favorecem à criança comportamentos além dos habituais.
Ainda na concepção de jogo, Piaget(1994)coloca e descreve quatro estruturas básicas de jogos infantis, que vão se sucedendo e se sobrepondo. Destaca em síntese que o jogo é uma
forma poderosa para estimular a vida social e a atividade construtiva na criança.


Bibliografia


ALMEIDA, M.T.P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ALMEIDA, Paulo Nunes, Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.
 Vygotsky(1988)ao enfatizar o jogo, atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. A criança através da brincadeira reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo o seu próprio pensamento. A linguagem, segundo Vygotsky (1988), tem importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança à medida em que sistematiza suas experiências e ainda colabora na organização dos processos em andamento .

sábado, 19 de novembro de 2011

Ludicidade infantil

 
Na brincadeira, a criança pode dar outros sentidos aos objetos e jogos, seja a partir de sua própria ação ou imaginação, seja na trama de relações que estabelece com os amigos com os quais produz novos sentidos e os compartilha.

Papel do Ludico no Desenvolvimento Infantil





O lúdico pode ser usado como um recurso, que propicia um ensinar de forma correta, simples e divertida. A criança também constrói seu conhecimento, em brincadeiras próprias, as quais chamam de livres.

A ludicidade no aprendizado infantil.


O brincar permite a criança resolver conflitos internos, além de garantir a construção do conhecimento e do desenvolvimento emocional, cognitivo e social. O tempo utilizado pela criança para brincar contribui para o seu bem-estar e para suas experiências futuras. O brincar é fundamental para o desenvolvimento proporcionando a criança experimentar o mundo. Para Barreto (2000), “ao brincar, a criança desenvolve, entre outros, o seu lado emocional e afetivo, estando em constante momento de experimentação e aprendizagem”. A brincadeira, apesar de não possuir natureza determinada, com regras e atividades dirigidas, permite explorar os processos capazes de fazer o brincar funcionar de verdade, favorecendo, dessa forma, a construção do conhecimento e os desenvolvimentos emocionais, sociais e cognitivos das crianças.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jogos e brincadeiras


Pré-escola 4-5 anos jogos e brincadeiras
Jogo da velha, Jogo do alvo, Jogo de memória, Jogos competitivos, Jogos de memorização, Jogos de percurso, Jogos de comparação e quantidade, Jogos de regra.
Brincadeiras com bola, brincadeiras de roda, brincadeira da amarelinha,  brincadeiras de pular, brincadeiras de faz de conta, brincadeiras de correr, brincadeiras com ioiô, pião, bonecas, carrinhos.

Jogos e brincdeiras infantis


Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade (Lino de Macedo)

Brincadeiras


Já pra casa (coelho na toca)
Atenção - rapidez de reação – habilidade
O professor marca, no chão, fora da roda, as “casinhas”, tantas quantas forem os alunos da roda. Para iniciar o jogo, a roda se movimenta, cantando uma cantiga de roda. De repente, a professora da a o aviso: já pra casa! Todas as crianças, mesmo a do centro da roda, saem correndo para as casas. Quem sobrar, fica no centro na próxima vez.

Cabra-cega
Forma-se um roda.Escolhe-se um dos jogadores que ficará no centro, com os olhos vendados ( a cabra-cega).
Dado inicio a roda gira, em dado momento a criança do centro bate palmas e a roda para. A cabra devera apontar para um dos participantes.
este sai da roda e vai para o centro, a cabra tenta pegá-lo, uma vez apanhado, tentará adivinhar o nome do prisioneiro. Caso acerte, a cabra-cega passara para a roda, vendando os olhos do colega que tiver que ficar no seu lugar. 

 
Amarelinha
 Risca-se a amarelinha no chão (com um giz de lousa), de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Então é hora de começar a brincar. O primeiro jogador joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo e assim por diante. Chegando ao fim vira e volta, depois, quando chegar no número 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2 e continua pulando. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.

Passar anel
 Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta com quem está o anel.

Batata quente - os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Quem está na roda vai passando uma bola ou qualquer outro objeto de mão em mão enquanto quem está de fora, de costas para o grupo, grita "batata quente, quente, quente ... queimou!". Quem estiver com a bola quando a pessoa disser "queimou", é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Cinco Marias
É preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.

Escravos de Jó
 Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.

TELEFONE SEM FIO
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

PULA CORDA
Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua!” (sair fora),
Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.

MORTO-VIVO
 O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.


BOMBOQUE
Corta um litro pet com alça, confecciona uma bolinha de meia une os dois com um fio, tem que colocar a bolinha dentro do pote apenas com a flexão para cima.
Ama

domingo, 13 de novembro de 2011

Músicas para trabalhar com Educação Infantil


A Canoa Virou 
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Sandra
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Sandra
Do fundo do mar

 
Meu Lanchinho
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho, prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!


 
A lavadeira
O sol por ali assim
Passou uma menina assim
Com uma trouxa de roupa assim
Com um tantinho de sabão assim
A trouxa era deste tamanho
A água um tantinho assim
Lava, lava, lavadeira,
Quanto mais lava mais cheira(bis)
Seca, seca, lavadeira,
Quanto mais seca mais cheira(bis)
Passa, passa, lavadeira,
Quanto mais passa mais cheira(bis)

 
O Sapo Não Lava o Pé

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diversidade na escola




“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda apta ou não sente como agradáveis a realidade” ( Vygotsky).


Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil



“Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar” (J.Piaget).

O brincar além de ser um ato natural e espontâneo da criança, é um direito dos mesmos.

Produção de mini animações



O uso  desta ferramenta foi um desfio

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Links para pesquisa

http://blogdaaugustaeducacaofisica.blogspot.com/2011/02/brincadeiras-infantis.html
http://porsimas.blogspot.com/2011/11/projeto-resgata-brincadeiras-infantis.html
http://www.divertudo.com.br/bau.htm
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
http://www.joguim.com/jogos/snake.htm
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/

Estes são links de pesquisa e jogos para professores e alunos de Educação Infantil

domingo, 6 de novembro de 2011

Ludicidade


O entendimento da Educação Infantil e sua importância no processo de formação da criança requerem uma compreensão sobre o papel da ludicidade educativa neste processo, pois os mesmos devem estar adequados ao interesse, às capacidades da etapa de desenvolvimento, na qual a criança se encontra.
 

Brincadeira do anel

 
Os brinquedos exploram a percepção, a localização, a preensão, o movimento dinâmico no espaço, a aplicação de regras, a memória, a coordenação, a destreza, a resistência, a rapidez, a concentração.

Fotos no Gimp




As imagens foram modificadas no Gimp

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Brincadeiras Infantis


Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança.

Brincadeiras


A Ludicidade na Educação Infantil


A música em sala de aula

A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.

Músicas Infantis

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.